Na próxima sexta (17), serão anunciados dois projetos no município com foco na geração de energia ecológica e tratamento de resíduos da Região Oeste, incluindo uma Usina de Biometano. A inciativa será conduzida pelo Grupo alemão MELE, com mais de 29 anos de experiência no planejamento e construção de usinas energéticas, e na geração de energias limpas.
O primeiro projeto, é uma Usina de Biometano para geração de biogás para uso industrial e biofertilizantes.
O dejeto de suínos e os resíduos da produção agrícola regional serão utilizados como matéria-prima.
O volume de investimentos para a planta é de cerca de R$ 60 milhões. "O principal objetivo do investimento é a geração de uma fonte de energia com capacidade de carga básica, armazenável e neutra em termos de clima para a variação da matriz energética brasileira, bem como a redução de gases de efeito estufa adicionais pela produção de biometano e uso de CO2 na indústria de alimentos", destaca Felipe Kensy, Gerente de Vendas da Mele no Brasil.
O segundo projeto contempla a instalação de uma Usina de tratamento mecânicos-biológicos de resíduos urbanos para processar o lixo doméstico da cidade de Toledo e de outros 31 municípios vizinhos. Ambas as plantas devem ser construídas com know-how e tecnologia do estado alemão Mecklenburg Vorpommern.
Tratativas
Em março de 2019, foi assinado um Acordo de Cooperação entre o Município de Toledo e o Grupo Mele com o apoio do Ministério da Economia de Mecklenburg Vorpommern – Estado que recebeu a visita de uma delegação paranaense em novembro de 2019.
O lançamento oficial dos projetos e parcerias acontece no dia 17 de janeiro, às 10h30, em cerimônia realizada no Biopark, em Toledo.
O evento contará com a presença do Governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, e do Secretário de Economia, Trabalho e Saúde de Mecklemburgo (Alemanha), Stefan Rudolph.
Estarão presentes também o Diretor-Presidente da Agência Paraná de Desenvolvimento, José Eduardo Bekin, o Secretário de Estado Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, e do Secretário do Desenvolvimento Ambiental e Turismo, Márcio Nunes.
Paraná Plus