Portal O Novo Oeste
Copacol Supermercados

Dólar alto representa lucro para agricultores


19/03/2015

Enquanto vários setores sofrem com o dólar nas alturas e os comerciantes paraguaios demitem em massa em razão da baixa movimentação de brasileiros nas lojas, os agricultores não têm do que reclamar com a alta da moeda norte-americana, que vem fechando bem acima dos R$ 3,00.
Nesta quarta-feira (18), o dólar fechou em R$ 3,21. Segundo Jovir Esser, economista do Departamento de Economia Rural (Deral), a valorização do dólar em comparação com a moeda brasileira favorece o agronegócio, principalmente a cultura da soja que é a grande força na região oeste do Paraná.
Segundo as informações do Deral, 33% da soja colhida, até o momento em todas as regiões do estado foram para os armazéns. A economista ressalta a importância de os agricultores possuírem seus próprios silos - o que, aos poucos, vem crescendo com a construção conjunta entre produtores dessas estruturas para armazenamento da produção.
De acordo com o Departamento de Economia Rural, 84% das plantações ainda não colhidas no Paraná, principalmente na região Norte, estão em boas condições, 14% se encontram em situação regular e 2% ruis.
 

Top Jeans
Cobb 2
Unica Faculdade
Lavar Papaguelas
Unimed
Juliano
Rosa Choque