A maior investidora nos municípios da região oeste onde possui unidades, a Copacol realiza mais uma importante inauguração nesta segunda-feira (6). Desta vez foi uma moderna unidade de recebimento, secagem e armazenagem de grão no município de Nova Aurora, com investimentos de R$ 100 milhões, qual possibilitou ser uma das mais modernas do Brasil.
A estrutura oferece mais agilidade no recebimento da produção dos associados e garante a qualidade na secagem desses cerais que também serão utilizados na produção das rações.
Com um sistema de secagem indireto por meio de placas evaporativas, considerada a tecnologia de ponta hoje do mercado, os cereais serão secados com vapor gerado por caldeiras.
A estrutura já começará a receber a safra de inverno dos associados e foram contratados neste início de atividades 30 novos colaboradores.
Segundo o presidente da Cooperativa, Valter Pitol, a entrega desta unidade é um ciclo de investimentos e melhorias realizados em todas as unidades da Copacol.
"Planejamos e executamos os investimentos visando atender da melhor forma possível o nosso quadro social e impulsionando ainda mais o crescimento da Copacol e de toda a região', afirma o presidente.
Para o governador, a Copacol tem contribuído de maneira fundamental no desenvolvimento social e econômico não apenas da região Oeste do Estado, mas de todo o Paraná.
"Os investimentos na implantação de novas unidades de armazenagem e processamento, em vários municípios paranaenses realizados pelas Cooperativas, criam milhares de novos empregos, geram novas tecnologias, fortalecem cadeias produtivas e tornam mais fácil a vida de seus cooperados", ressalta o governador Beto Richa.
O prefeito de Nova Aurora José Aparecido de Paula Sousa ?Pecinha?, demostrou muito agradecido pelos constantes investimentos; "Essa é uma conquista de toda a região, que faz com que de mais ânimo para o produtor que é fundamental para a nossa economia local e geral. Esta participação o governador também foi importante que apesar das dificuldades têm trabalhado pelos municípios. É mais segurança para o produtor que terá maior facilidade. E os investimos continuaram em Nova Aurora, então só tenho o que agradecer, destaca Pecinha.
Confira a capacidade de recebimento, secagem e armazenagem da nova Unidade:
- Área total construída 18.900,64 m2
- 17 silos metálicos de 9 x 3.500 toneladas + 8 x 1.500 ton
- 02 graneleiros de 40.000 toneladas cada
- Capacidade total de armazenagem de 123.500 toneladas, que (corresponde a 3.300 bitrem)
- Duas caldeiras de 35 toneladas / horas cada
- Cinco secadores de 150 toneladas / horas
- Três tombadores de bitrem
- Capacidade efetiva de secagem de milho de 80 mil sacas por dia (corresponde a 300 caminhões por dia)