Se hoje Cascavel tem um moderno aeroporto com toda a estrutura técnica necessária, um longo caminho de quase 10 anos teve de ser percorrido.
Além do alto investimento, questões jurídicas impediam que a obra andasse.
O projeto tinha problemas técnicos que precisaram de muitos ajustes. O deputado federal Giacobo, além de destinar mais de R$ 20 milhões para tirar a obra do papel, ainda bateu muitas vezes na porta do Ministério dos Transportes para buscar resolver os impasses.
A novidade é que partir de agora o aeroporto de Cascavel tem a marca Infraero para assessorar na administração aeroportuária.
Muitas tratativas também foram intermediadas por Giacobo para que o convênio fosse assinado. Estudos e projetos serão feitos para implantar instrumentos de aproximação e verificar a viabilidade técnica e econômica de concessão.
Na quarta-feira, 29, foi realizada a cerimônia oficial de entrega da administração do Aeroporto Municipal de Cascavel para a Infraero, o evento contou com a presença do prefeito Paranhos, do vice-prefeito Renato Silva, do presidente da Câmara Alecio Espinola, da presidente da Transitar Simone Soares, do Diretor de Operações e Serviços Técnicos da Infraero, Brigadeiro Fonseca e do deputado federal Giacobo.
“Viemos com a dedicação, que é característica da nossa equipe técnica, para construir uma parceria que faça este aeroporto voar ainda mais alto. Antigamente o desenvolvimento vinha, e a reboque vinha um aeroporto. Hoje é ao contrário: primeiro se estrutura o aeroporto e, a reboque, vem o desenvolvimento” disse o Diretor de Operações e Serviços Técnicos da Infraero.
Os aeroportos administrados pela empresa pública federal são considerados verdadeiros polos de negócios e com as mais diversas atividades econômicas: varejo, alimentação, mídia aeroportuária e até empreendimentos externos como hotéis, hangares, centros de convenções e estacionamentos de veículos.
“Conseguimos, como toda burocracia do poder público, colocar recursos e vencer etapas como a subrrogação do contrato antigo, o que possibilitou avançar para um projeto muito mais ambicioso. Agora estamos entregando as chaves do nosso aeroporto a uma empresa reconhecida pela sua expertise. É uma parceria fundamental para concretizarmos novas metas, como a solução de cancelamentos de voos por falta de visibilidade e, com isso, um passo a mais para baratear o custo das passagens e atrair novos voos e empresas. Tenho certeza que vamos alcançar patamares ainda maiores com esta visão estratégica do prefeito Paranhos”, destacou o deputado Giacobo.