Recursos dão mais vida à estória e mexem com a imaginação dos alunos
A última quinta e sexta-feira, foi de criatividade pura para as professoras e estagiárias da rede municipal de ensino. É que elas viveram um dia intenso e animado de um curso de fantoches e contação de estórias. Na quinta-feira, 09, desde as 08h, professoras do CMEI de Jesuítas e Carajá e na sexta-feira, 10, também a partir das 08h, professoras do 1º ao 5º ano das Escolas Municipais Padre Felipe Sierra Ruiz e Teotônio Vilela.
A iniciativa foi da secretaria municipal de educação, representada pela sua secretária Elaine Arrigoni, com a parceria da Copacol, representada pela assessora de cooperativismo Elizete Lunelli Dal Molin. Ministrou o curso, a professora de artes Anne Marcante, de Assis Chateaubriand.
Prestigiaram a abertura do curso, o prefeito Junior Weiller e o vice-prefeito Edicarlos Grizotto. Em ambos os dias, a professora Anne deu início com uma história, onde, além da contação propriamente dita, também fez uso de objetos que deram mais vida à estória e mexeram com a imaginação dos espectadores. Logo, os presentes perceberam o que viria pela frente, muita criatividade e uso do talento. Após, deu-se início ao curso, com a divisão das professoras em grupos.
Elas aprenderam como, usando materiais recicláveis, podem confeccionar fantoches incríveis, que dão muita vida à estória a ser contada, além de teatro de sombras; todas as professoras também puderam desenvolver sua capacidade de interpretação. O resultado, ao final do dia, foi sensacional! Não somente criaram peças muito bem elaboradas e que chamam a atenção de quem assiste como também deram um show de interpretação, usando inclusive, do recurso de cacos (termo usado no teatro para definir inserção de texto que não estava programado), o que levou os presentes ao riso solto. Todos os grupos puderam apresentar os seus trabalhos e todos foram nota 10! A professora Anne Marcante, ficou satisfeita com o resultado final.
"São professoras né? Estão habituadas com o preparo de aulas. O que as levamos a fazer é usar a imensa criatividade que elas naturalmente possuem, já que nasceram com o dom de ensinar. E o resultado, não poderia ser outro, que não esse. Todas estão de parabéns! Parabéns também para a secretaria de educação, a Elaine, que trouxe o curso para sua equipe e para a Copacol, na pessoa da Elizete, que apóia iniciativas como essa".
Para secretária de educação, "Um cursos como este, contribui não apenas para as nossas professoras, mas também para as nossas crianças, que sentem o desejo de ouvir e aprender e podem assimilar mais facilmente ensinos preciosos para a vida, de forma lúdica".
E depois de muitos risos de alegria, pelos resultados alcançados, as professoras, que nestes dias foram alunas, confraternizaram-se com um saboroso café da tarde.