Secretários e diretores de Cultura dos 52 municípios pertencentes à Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná) participaram nesta quinta-feira (20), em Cascavel, de reunião para discutir a realização do 12º Fermop (Festival Regional dos Municípios do Oeste do Paraná).
Realizado em quatro etapas e uma final, o evento premia calouros que disputam as categorias Sertaneja, Popular, Gospel e Kids.
A reunião contou com a presença do prefeito de Matelândia e presidente da Amop, Rineu Menoncin, o Teixeirinha; o prefeito de Santa Tereza do Oeste e diretor de Cultura e Eventos da Amop, Élio Marciniak; o prefeito de Vera Cruz do Oeste, Ednei Sgobi; o prefeito de Quatro Pontes, João Laufer e o vice-prefeito de Tupãssi, Paulo Santana.
Os participantes acompanharam performance de Rosane Marcante Vaz, coordenadora pedagógica do Departamento de Cultura da Prefeitura de Assis Chateaubriand. Ela apresentou a contação de história intitulada Uma ideia toda azul, de Marina Colassante.
Alguns números do Fermop impressionam: maior festival de música do Paraná, reuniu em 11 edições público superior a 150 mil pessoas, onde se apresentaram mais de 300 calouros. Iniciado em 2006 apenas com as categorias Popular e Sertaneja, incorporou em 2011 a categoria Gospel e em 2016 a categoria Kids. O evento já pagou mais de R$ 140 mil em dinheiro e troféus e, a partir de 2015, gravou DVD dos finalistas.
Em princípio, 16 municípios manifestaram interesse em sediar as etapas de 2017. No entanto, questões relacionadas à logística deverão reduzir essa quantidade. Todavia, caberá aos prefeitos e prefeitas a decisão final sobre a escolha dos municípios-sede. Outros detalhes, como regulamento e questões administrativas e legais, serão discutidos em nova reunião a ser agendada para breve.
Vista Publicidade e Propaganda
