Acadêmicos de medicina veterinária são premiados com 1° e 2° lugar no 17° Encontro de tecnologia radiológica e 15° Intercâmbio Internacional. O evento foi realizado entre os dias 14 a 16 de outubro, no Teatro Municipal de Cascavel.
Segundo o professor de medicina veterinária, Luiz Vieira, o congresso é muito importante para a qualificação técnico cientifica, melhoramento, aprendizado dos profissionais das técnicas radiológicas dos profissionais e alunos.
O congresso contou com a participação de diversos palestrantes de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Santa Catarina, Cascavel, Panamá, Perú, Bolívia, Colômbia, Paraguai, Venezuela, Chile, Argentina e México. Além de abordar sobre a radiologia, os palestrantes falaram sobre: ressonância, tomografia, humanização e maus-tratos. Segundo o professor Luiz Vieira, além de todo conhecimento, os acadêmicos também puderam diversificar a experiência nesse Intercambio cultural. “O evento nos possibilitou novos relacionamentos com pessoas dos países vizinhos ao nosso e isso nos proporciona a possibilidade para fazermos intercâmbios nesses países, além disso, trouxe tecnologias novas, técnicas inovadores, melhoramentos na qualificação profissional, tanto para os profissionais das técnicas radiológicas quanto para a motivação dos alunos”, explica ele.
Durante o congresso ocorreram premiações, o trabalho: Animais Silvestres Atendidos Pelo CAFS Que Passaram Por Procedimento Radiológico, que apresentou propostas preventivas a fim de minimizar acometimentos nas espécies silvestres por ações de conservação, como projetos de educação ambiental à comunidade acadêmica e à sociedade em geral. O trabalho também se torna uma referência para os médicos veterinários que desejam adicionar essas espécies especiais à sua prática clínica.
Conforme a acadêmica, Andreia Gulak, a maior importância do trabalho para a comunidade em geral é a conscientização sobre os acidentes e traumas que acometem os animais silvestres. “A maioria dos animais atendidos sofreram traumas, seja por atropelamento, colisões nos vidros e com fios elétricos (sendo os casos das aves), acidentes com transporte (tráfico ilegal) e até mesmo maus tratos. Ficamos muito contentes em saber que um trabalho com animais selvagens chamou atenção. Além de ser um congresso de referência na área de diagnóstico por imagem, tem um alcance mundial”, afirma ela.
A Clínica Veterinária da Univel possui o Centro de Apoio à Fauna Silvestre, inaugurado em 2021 (CAFS) e presta atendimentos para animais silvestres em parceria com o (IAT) Instituto Água e Terra.
A acadêmica Kellyn Vitória Wilmsen Fraitag, integrante do grupo premiado com o 2° lugar com o trabalho intitulado como: Osteoma em articulação umero-radio-ulnar "O trabalho foi um resumo sobre casos que o professor Luiz Carlos havia atendido. Para confecção do mesmo, o professor nos disponibilizou os exames de raios-X, tomografia e histopatológico. Além de esclarecer algumas dúvidas sobre o paciente. O trabalho abordou todos os detalhes e exames realizados pelos veterinários envolvidos. "Como fui nomeada autora do resumo, tive a
responsabilidade de entrar em contato com o pessoal responsável pelos trabalhos científicos do evento e enviar nosso resumo via e-mail. Cada dia que passava de espera para a resposta da aprovação causava ainda mais ansiedade. Até que, finalmente, responderam que nosso resumo havia sido aprovado. A nossa felicidade foi imensa, afinal, foi o primeiro trabalho aprovado e que elaboramos juntas.
Conforme a acadêmica Fernanda Regina Coura da Silva, a realização do trabalho Osteoma em articulação umero-radio-ulnar conseguiu mostrar um pouco do de como a veterinária é importante no diagnóstico de doenças, no caso o uso de raio-x e tomografia.