Entre os dias 14/10, 21/10, 28/10 e 04/11 ocorreu o curso Oficina do Sabor, que faz parte da disciplina de extensão práticas em gastronomia, destinado para a comunidade.
O projeto de extensão consiste em uma capacitação culinária desenvolvida pelos alunos. Visando habilitar os participantes a preparos que poderão gerar uma renda extra para até mesmo começar seu próprio negócio em casa, de maneira simples e objetiva, bem como aplicar técnicas que garantam qualidade e padronização dos produtos.
O cronograma dos conteúdos foi montado pelos acadêmicos de gastronomia do 2° período. As aulas foram divididas em quatro módulos: massas e salgados, doces, bolos e bolachas nos períodos matutino e noturno, realizadas nas cozinhas I e II.
Conforme a professora Cássia Lopes, o curso foi pensado para que a comunidade consiga produzir esses produtos e ter uma renda extra. “O objetivo é que alunos consigam tirar do papel todo o planejamento desenvolvido durante as aulas, trocar experiências com as pessoas para conhecerem a realidade delas, além de é auxiliar a comunidade a alcançar uma renda extra”, ressalta ela.
As participantes do Grupo Empoderamento das Meninas do Rotary Club de Cascavel também participaram do curso. Conforme a presidente, Janice Parizotto, a Univel proporcionou a oportunidade para que essas mulheres aprendam uma profissão, façam e vendam os produtos.
O acadêmico de gastronomia Lucas Andrei, que ajudou a ministrar os cursos, afirma que a experiência de ensinar foi extremamente gratificante. “A primeira questão é dominar o que você vai ensinar, é necessário buscar o conhecimento. Essas oficinas contribuíram com o aprendizado dos alunos”.
Para a realização das oficinas houve uma preparação, organização dos ingredientes e testes com as receitas ministradas. “Tem toda uma preparação que é necessária, tanto individualmente quanto coletivamente, a organização é fundamental com os preparos. Todos esses cálculos servirão quando estivermos no mercado de trabalho”.
O curso reuniu cerca de 60 pessoas de todas as áreas. Como é o caso da doutoranda em engenharia agrícola, Bruna Hinterholz, ela decidiu fazer o curso, pois adora cozinhar e quer aprender mais sobre as técnicas da gastronomia. “Quero parabenizar a Univel, a professora Cássia e todos os alunos do curso de gastronomia, pela excelente iniciativa de trazer a comunidade para prestigiar os minicursos gratuitamente. Além de nos ensinar técnicas de preparo e manipulação dos alimentos podemos praticar e degustar. É fantástico. E quem quer aumentar a renda financeira também consegue extrair o máximo de informações para colocar em prática”, comenta Bruna.
Ricardo Dalferth que atua na área da engenharia, e utiliza a arte da gastronomia como um hobby, expõe que nas horas vagas cozinha para os familiares e
amigos, ele também viu no curso uma oportunidade de aprender as técnicas para aprimorar suas receitas. “A gastronomia é uma área que me cativa muito e ter a oportunidade de aprender novas formas de deixar as receitas mais deliciosas é gratificante. A equipe que ministrou o curso está de parabéns, super atenciosos”, ressalta Ricardo.
Após a conclusão de todos os módulos os alunos receberam o certificado. Segundo a organização do minicurso o resultado foi excelente e com feedbacks positivos novas edições podem ser preparadas para a comunidade.
Siga a página do O Novo Oeste no Instagram para receber as noticias exclusivas:
https://www.instagram.com/onovooeste/
Entre no grupo de notícias do O Novo Oeste no WhatsApp para receber as notícias exclusivas: