Unir educação e o setor agrícola é fundamental para as novas gerações, pois são elas que darão continuidade ao desenvolvimento do cooperativismo em nosso país, seja pela operação das atividades ou pela conscientização das corretas práticas agrícolas.
A Fundação Educacional de Toledo – FUNET, promove a educação infantil ao ensino médio, e tem mais de 48 anos de história. Em parceria firmada há dois anos com a Copacol, ela desenvolve ações educacionais com foco no agronegócio, e leva os alunos do terceiro ano do ensino fundamental para conhecer de perto como é o trabalho realizado em uma propriedade rural.
“Pelo segundo ano consecutivo, nós apresentamos aos alunos algumas práticas agrícolas que eles não conheciam, tinham uma visão diferente do que realmente acontece em uma propriedade rural. Falamos sobre a importância do cooperativismo e mostramos alguns maquinários agrícolas e suas funcionalidades, explica o engenheiro agrônomo da Unidade da Copacol de Bom Princípio, Orestes Coteze Neto.
Alinhado ao conteúdo de sala de aula, temas como agricultura são abordados durante o encontro. “O objetivo é apresentar a realidade da propriedade rural, mostrar o sistema de produção além dos livros didáticos, pois muito alunos têm imagem negativa do setor. Desta forma, eles podem entender questões sobre o meio ambiente e como o produtor cuida do mesmo”, enaltece o agrônomo.
Para a coordenadora pedagógica da FUNET, Tatiane Elaine Amâncio, o projeto agrega na educação dos adolescentes que criam vínculos importantes com a área. “Muitos dos nossos alunos são filhos de cooperados, já têm contato com a agricultura, e isso fortalece ainda mais o aprendizado de todos. Para nós, esse projeto e a parceria com a Copacol são importantíssimos para que possamos despertar interesse e amor pela agricultura”, enaltece a coordenadora.
Siga a página do O Novo Oeste no Instagram para receber as noticias exclusivas:
https://www.instagram.com/onovooeste/
Entre no grupo de notícias do O Novo Oeste no WhatsApp para receber as notícias exclusivas: