O Centro Universitário Univel é uma das instituições apoiadoras do programa Radar de Inovação da (Fundetec) Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Cascavel.
O lançamento da terceira edição, ocorreu nesta quinta-feira (19), no auditório prefeitura e reuniu diversas autoridades do município. O vice-prefeito e reitor da Univel prestigiou o evento.
O objetivo do programa é captar ideias de pessoas inovadoras, a fim de desenvolver novos empreendimentos, auxiliando no reconhecimento das startups.
Para colaborar com a execução dos projetos, a Univel oferece os laboratórios, a estrutura e auxílio nas primeiras semanas de aulas na promoção deste programa para os alunos.
Conforme o diretor técnico da Fundetec, Rafael Amaral, a universidade possui papel fundamental no projeto, pois com o apoio dela, o programa busca captar as ideias e efetivá-las em negócios que gerem valor para a economia local.
De acordo com Rafael, é muito importante que o acadêmico aproveite este período de estudos para aflorar o conhecimento e as ideias. “Durante a graduação, se tem um conhecimento muito grande e esse conhecimento pode ser perdido caso o aluno termine a graduação e comece a trabalhar em uma empresa com um modelo de negócio já consolidado. Por meio do programa os alunos constroem uma rede de apoio para concretizar o projeto”, ressalta Rafael.
O acadêmico do curso de engenharia de produção, Marcos Guerin, desenvolveu o projeto Village Meta, no Startup Garage, parceria entre a Univel e o Sebrae. O conceito do projeto abrange as soluções acadêmicas empresariais de eventos, no metaverso. A ideia foi criada no Startup Garage e consolidada como empreendimento no Radar de Inovação.
Na época, os alunos tinham a missão de criar soluções que atendessem uma das dores do mercado. Marcos e sua equipe percebeu no mundo educacional uma oportunidade de inovar no mercado, utilizando o metaverso, tecnologia de realidade virtual. Através desta tecnologia foi criada uma metodologia baseada no conceito de Black Mirror, para solucionador alguns problemas educacionais como: a desistência dos alunos em concluir a graduação e as dificuldades de locomoção dos mesmos.
De acordo com Marcos, o óculo de realidade virtual faz com que aumente a capacidade de absorção do conhecimento, trazendo o Hiperfoco. Desta forma, quando o indivíduo está utilizando o equipamento, não perde a concentração com distrações aleatórias.
Atualmente a startup oferece treinamentos empresariais imersivos. “Expandimos para o empresarial. Desta maneira, vamos coletando métricas para a gestão saber qual é o desempenho e descobrir onde estão as dificuldades dos
treinandos. No treinamento existe a parte da instrução das consequências de certas escolhas, então o colaborador vai ter a opção de escolher a próxima cena, tudo isso em 360° graus, utilizando os óculos de realidade virtual. Após a escolha, a tecnologia imerge a pessoa para a cena, onde são expostas às consequências da escolha”, finaliza Marcos.
A Univel apoia ideias e projetos inovadores, por ser uma instituição pioneira em Cascavel, tem papel fundamental no desenvolvimento do município e da região. A instituição acredita nos benefícios da tecnologia. Segundo o Reitor Renato Silva é necessário acompanhar a evolução. “Essa é uma forma de ajudar as pessoas a pensarem, estimulando a criação de projetos tecnológicos para facilitar o dia a dia”. A Univel sempre irá apoiar projetos que desenvolvam o conhecimento, esse é o nosso diferencial, finaliza Renato Silva.
Mais informações sobre o projeto Radar de Inovação no site: fundetec.org.br/radardeinovacao
Siga a página do O Novo Oeste no Instagram para receber as noticias exclusivas:
https://www.instagram.com/onovooeste/
Entre no grupo de notícias do O Novo Oeste no WhatsApp para receber as notícias exclusivas: