Portal O Novo Oeste - Com 126 casos, está declarada epidemia de dengue em Assis Chateaubriand
Portal O Novo Oeste
Jonh Deere
prefeitura Cafelândia 3
prefeitura Jesuítas
Cobb
Cresol
Cafelândia
Copacol Supermercados

Com 126 casos, está declarada epidemia de dengue em Assis Chateaubriand


04/04/2015

O município de Assis Chateaubriand está oficialmente em epidemia. A cidade deixou o status de "risco de epidemia" e passou a ter a classificação epidêmica após o último boletim da doença divulgado pela 20ª Regional de Saúde de Toledo, na quinta-feira (02).
De acordo com o relatório, 126 pessoas contraíram dengue no município, neste ano de 2015. Conforme critérios do Ministério da Saúde, que levam em consideração os números populacionais e a quantidade de casos, para que fosse oficializada uma epidemia, era necessário que fossem confirmados 102 casos autóctones. Até o boletim anterior, eram 96 autóctones e 5 importados.
Agora, são 121 autóctones e 5 importados. Em uma semana, houve crescimento de 24,7% na quantidade de casos. Com o estado epidêmico declarado, entre as medidas que devem ser tomadas com o intuito de combater a proliferação do mosquito transmissor, a Secretaria de Estado da Saúde deve autorizar a utilização do veículo do "fumacê". O trabalho já vem sendo desenvolvido na cidade por agentes de endemias, mas através da bomba costal. Agora, a tendência é que o serviço seja intensificado com o veículo.
O secretário municipal de saúde, Júnior Weiller, disse que o "fumacê" é o último recurso utilizado para controlar a situação no município. Ele explica que existe cautela para acionar este auxílio porque o produto expelido causa um parcial desequilíbrio ambiental.
Júnior Weiller afirmou que o trabalho de combate ao aedes vem sendo intenso, com início ainda na madrugada e o fechamento apenas a noite. Em contrapartida, não está havendo consciência de muitos moradores, que continuam omissos à atual situação e, mesmo sendo autuados, mantêm sujeira em quintais e terrenos baldios. Nestes casos, o poder judiciário está sendo acionado.
O secretário disse ainda que, na próxima quarta-feira (08), será realizada uma reunião de representantes do poder executivo municipal e estadual e da comunidade local com o poder judiciário para que sejam debatidas estratégias de controle à dengue, daqui em diante.
Radio Jornal
90b3c5b50653dadb65c96a32f75d8af0_XL

Iguaçu seguros
Unimed Cascavel lugar da unica
Avesui
BioNova
Corbélia
Puppo
Bortolato
Domínio Construção e Reformas
Center
Consultec
Wolrdtec
Coopercaf
Juliano
Univel
Cobb 2
Frimesa
Unimed
mercado Oliveira
Unica antiga unimed
Papa léguas
Odontosan