Com o tema “A escola do futuro e o propósito de educar”, mais de 450 professores participaram do 1º encontro regional do Programa A União Faz a Vida
A Sicredi Nossa Terra PR/SP promoveu o 1º Encontro Regional do Programa A União Faz a Vida para os municípios da região oeste do Paraná. O evento aconteceu nesta quarta-feira (01) reunindo professores da Educação Infantil ao Fundamental I, na Aercol (Associação Esportiva Recreativa dos Funcionários da Copacol) num evento com palestras e interatividade entre os participantes.
Maura Carrara, presidente da Sicredi, explica que o encontro foi realizado com o objetivo de oferecer uma visão a curto e longo prazo aos professores, tendo na tecnologia um meio de disseminação do conhecimento. “Apresentar o novo e reforçar o propósito nobre da missão de educar, é assim que entendemos o nosso papel como propagadores de uma metodologia de ensino ativa. Entender, apoiar e oferecer dinâmicas que favoreçam o desenvolvimento profissional em função do ensino nas escolas é respeitar esses profissionais”, afirma a presidente.
Na programação, a professora especialista em autismo, Kelly Monteiro, ministrou a palestra sobre “A inclusão é o futuro”. “Em pouco tempo teremos ao menos um autista em cada sala e o professor terá que lidar com as diferenças buscando alternativas para alcançar o aprendizado inclusivo, a metodologia do Programa A União Faz a Vida favorece esse processo uma vez que tem a cooperação e a cidadania como base”, explica Kelly.
Pensar a educação do futuro também é observar e conhecer as tecnologias que fazem parte desse contexto. Dessa forma, através da área de Inovação e Tecnologia da Sicredi, os educadores tiveram a experiência de estar numa sala de aula dentro do Metaverso, conduzido pelo gerente do setor na cooperativa, Anderson Haas. Durante o evento, o professor Juliano Costa conduziu a palestra “Educação do futuro e o Futuro da Educação”, enfatizando a importância dos professores se adaptarem aos alunos e as diferenças culturais que eles trazem para dentro da sala de aula.
“Esse encontro marca o início do ano letivo para os nossos professores. A fala do professor Juliano foi fundamental pois nos encorajou e mostrou que precisamos estar sempre atentos as mudanças para mediar e levar aos nossos alunos todas essas novas informações”, finalizou a Secretaria de Educação do município de Formosa do Oeste, Angela Roberta de Brito.
Sobre o Programa A União Faz a Vida
Desde o seu lançamento, a iniciativa já alcançou, no território brasileiro, mais de 4 milhões de crianças e adolescentes, envolvendo mais de 200 mil educadores. Somente em 2022, mais de 40 mil educadores participaram do Programa, impactando mais de 506 mil alunos de 575 municípios.
Siga a página do O Novo Oeste no Instagram para receber as noticias exclusivas:
https://www.instagram.com/onovooeste/
Entre no grupo de notícias do O Novo Oeste no WhatsApp para receber as notícias exclusivas: