Na última terça-feira (07) acadêmicos de pedagogia integrantes do Programa (PRP) Residência Pedagógica da Univel/Capes realizaram mais uma visita de campo em uma escola municipal de Cascavel.
O PRP é um programa da (CAPES) Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, que tem por finalidade fomentar projetos institucionais de residência pedagógica implementados por Instituições de ensino superior, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura.
Conforme a Professora Gislaine Buraki de Andrade, coordenadora do curso de pedagogia e coordenadora institucional do PRP, o projeto é um dos diferenciais do Curso de Pedagogia, sendo realizado desde o ano de 2020 com a aprovação da Capes.
Segundo ela, o projeto contribui para a prática profissional do futuro pedagogo, uma vez que, a partir dos encontros e atividades práticas do programa, realiza a imersão na Rede Pública Municipal, favorecendo o conhecimento do cotidiano dos professores regentes das turmas de 1º e 2º ano, estudando teoricamente os autores da área da Alfabetização e Letramento, compreendendo os conceitos, métodos e metodologias, além da parte prática realizada a partir do trabalho sistematizado, que envolve a produção de planejamento pedagógico, materiais lúdicos, coparticipação e regência nas turmas dos professores preceptores.
Para a Suellen Muniz, egressa de pedagogia e professora da Rede Municipal de Cascavel, o Programa Residência Pedagógica proporciona aos acadêmicos a vivência prática da profissão ainda durante a graduação. ”
O programa é maravilhoso, pois quando terminamos a graduação nos sentimos mais confiantes, quando iniciamos o trabalho em sala de aula. Com os conteúdos e práticas trabalhados no programa, estou conseguindo ajudar meus alunos do 4⁰ e 5⁰ anos, com defasagem na alfabetização, devido a pandemia. Assumi também uma turma de 3⁰ ano do Programa Recupera Mais da Rede Municipal de Ensino, onde os alunos recebem um reforço a mais no aprendizado e com essa experiência, estou conseguindo ver o resultado em pouco tempo. Me emociono, quando vejo que eles conseguem ler uma palavra ou frase, olham para mim e falam professora eu consegui, a partir dali, sei que ele avançou mais um degrau para a alfabetização. Enfim, para quem ficou em dúvida se irá participar ou não, do Programa Residência Pedagógica, eu te incentivo a participar, pois são experiências que vamos levar para a vida e para nossas salas de aula, além de aprender a ver nossos alunos, com o olhar de amor e empatia”. Finaliza.
Siga a página do O Novo Oeste no Instagram para receber as noticias exclusivas:
https://www.instagram.com/onovooeste/
Entre no grupo de notícias do O Novo Oeste no WhatsApp para receber as notícias exclusivas: