Na última quinta-feira, 26, os jovens de Cafelândia tiveram a oportunidade de assistir à peça "Qual vai ser?", que debateu temas importantes para adolescentes em fase de decisão de carreira e que começam a lidar com seu próprio dinheiro. O espetáculo foi promovido pelo Sicredi e o Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, na Associação dos Servidores Públicos de Cafelândia (Asmuca) e misturou a linguagem da comédia com o stand-up por meio da interação dos atores com a plateia.
A entrada foi gratuita e casa cheia com jovens de Nova Aurora e Cafelândia. Além de assistir ao espetáculo, os participantes concorreram a prêmios como poupanças no valor de R$ 100, camisetas, descontos em mensalidades da Faculdade Única e muitos brindes.
Para Flávio Schmitz, gerente da unidade de atendimento de Cafelândia, interações como essa são muito importantes para os jovens. "Eles estão em um momento de muitas decisões e escolhas, por isso buscamos ajudar com orientações financeiras e profissionais. Esse também é o papel do cooperativismo", ressaltou ele.
Sobre a Peça Qual vai Ser?
A peça é itinerante e percorre 100 cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Mato Grosso do Sul e Pará. "Qual vai ser?" é produzida pela Liga Produção Cultural, com trilha sonora de Renato Mendonça, texto de Dedé Ribeiro e direção de Daniel Colin. Os espectadores vão conhecer a trajetória de Daniel, um adolescente que ao terminar a escola tem que decidir entre assumir o pequeno armazém da família ou ir para a universidade. Mas este não será seu único desafio. Ao mesmo tempo, ele tem que lidar com Tuca, sua irmã viciada em compras, que está endividando a família. Ele também se encantará pela fascinante Leila.
A produção é voltada para o público adolescente, abordando as dificuldades enfrentadas pelos jovens em relação ao futuro profissional. Além disso, a peça aborda os cuidados necessários com as finanças e a necessidade de um bom planejamento financeiro, que são parte do cotidiano familiar, por meio de temas como as compras impulsivas.
O Produtor Cultural Jack Garcia falou sobre os trabalhos:
https://soundcloud.com/edison-triches/produtor-cultural-jack-garcia
Ficha técnica - Peça Qual vai ser?
Música: Dedé Ribeiro e Renato Mendonça
Texto: Dedé Ribeiro
Direção: Daniel Colin
Elenco: Juliana Kersting, Guadalupe Casal, Daniel Colin, Ricardo Zigomático, Ursula Collischonn, Denis Gosh e Dani Dutra
Figurinos: Coca Serpa
Cenografia: Zao Figueiredo
Iluminação: Casemiro Azevedo
Contrarrega: Douglas Dias
Sonorização: Sérgio Cavalheiro
Produção: Liga Produção Cultural