O projeto Ser Ativo é realizado a mais de seis anos em Cafelândia, que tem a frente dos trabalhos realizados o professor Fábio Lima, e toda uma equipe de saúde que acompanham os participantes do projeto, como enfermeiras, nutricionistas, médicos, fisioterapeutas, psicólogos e outros.
Os resultados são bastante positivos para todos os aproximados 200 alunos que participam do ?Ser Ativo?, onde realizam atividades como caminhadas, alongamentos, hidroginástica e musculação. As atividades são realizadas com a divisão de grupos em diferentes regiões da cidade e do interior, o que facilita bastante a participação de todos os idosos em todas as localidade de Cafelândia. São cinco unidade dividas; no Parque Verde/Alvorada; No Pioneiros 3, No Clube no Vovó que é para o Centro, do Benjamin Antônio Motter e a do Central Santa Cruz.
"Graça a Deus é um trabalhando muito gratificantes, porque gera melhor qualidade de vida aos nossos querido da terceira idade. O resultado é uma união dos trabalhos de vários profissionais que envolvem o projeto, qual recebe total apoio da administração municipal, principalmente através do prefeito Bugrão e da Secretária de Saúde Eliane Cristina da Silva Pinho" comenta o professor Fábio Lima.
Além das atividades que beneficiam o físico, também geram resultados benéficos para a auto estima, e saúde em geral; "Alguns de nossos alunos não conseguiam nem amarar o próprio cadarço ou sair de casa para fazer uma pequena compra, hoje eles tem uma independência muito grande", comenta o professor Fábio Lima.
Hidroginástica:
Uma extensão do programa é a hidroginástica, realizada na Clínica Meassi, onde os alunos proporciona um trabalho de baixo impacto, melhor condições e resistência física para os alunos que muitas vezes não conseguem realizar determinados exercícios em solo; "Alguns alunos falam para mi, poxa professor tem movimentos que eu não consigo fazer em solo e aqui na piscina eu consigo, isso abre um sorriso e satisfação no aluno o que é muito gratificante". Conclui Fábio.
Uma das profissionais que também participam no auxílio dos trabalho com o Ser Ativo é a Agente Comunitária de Saúde Maria de Fátima, qual ressalta a sua função; Eu faço visita nas casas, ajudo com orientações de como tomar os medicamentos incentivo eles a sempre continuar participando das atividades e seguir corretamente o que os profissionais prescreveram e constatamos grandes resultados com quem participam efetivamente", comenta Maria.
Terezinha Esser de 65 anos participa desde quando surgiu o projeto, a mais de seis anos, e destaca os benefícios que teve; "Participo efetivamente sempre, e sou uma prova de que o Ser Ativo foi fundamental para eu ter uma melhor qualidade de vida, muito mais disposição no dia-dia, diminuição e remédios que tomava. Sou muito feliz por ter a oportunidade de participar do Ser Ativo, principalmente com essa pessoa carinhosa, um anjo para nós que é o professor Fábio Lima e todos profissionais que nos atendem", diz Teresinha.
Nazirlo Lopes da Cruz participa do Ser Ativo a mais de 5 anos e também enfatiza a importância das atividades para sua saúde; "Tenho problemas cardíacos, então essa atividade para mi é vida! Tenho uma qualidade de vida 100% melhor do que quando não pratica nada do gênero. Então sou muito grato por essa iniciativa", fala ele.
Quer tiver interesse em participar do programa deve se dirigir a unidade de Saúde mais próxima de sua residência e fazer o cadastro, que é voltado para pessoas de mais de 50 anos.
Os alunos que participam do projeto ganham uma camiseta um boné e uma garrafinha do programa.