Visando o incentivo ao esporte, cultura e educação, a Cooperativa tem ajudado diversas cidades da região em projetos que possibilitem este tipo de crescimento. Aproximadamente 20 mil crianças e adolescentes são beneficiados com os programas desenvolvidos em parceria com os municípios, por meio do Propósito Estratégico 4x4.
Entre as cidades que contam com este apoio, está Formosa do Oeste, com 7,5 mil habitantes o município desenvolve o Projeto Descobrindo Talentos. Totalmente voltado para dança, o programa lançado há três anos, recebeu na noite da última terça-feira, dia 1º de setembro os materiais esportivos para realização das atividades.
"Quando iniciamos as aulas eram poucas crianças, pois háviam diversos custos. O que dificultava a participação de grande parte das alunas que hoje, mostram no palco o retorno de um investimento bem feito", relata a professora do projeto, Fabiana Formigheri.
Segundo o prefeito de Formosa, José Roberto Coco, projetos como estes vão além do exercício físico. "Esta parceria entre a prefeitura e a Copacol, significa o crescimento do futuro do país, afinal aqui desenvolvemos algo que vai muito além da coordenação motora, mas acima de tudo a formação de cidadãos com princípios éticos, disciplina e caráter", enaltece.
Atualmente, 100 meninas participam das atividades desenvolvidas no espaço cultural, com idade entre 3 a 18 anos, elas já sonham com palcos maiores. Este é o caso da pequena Uanela Lopes, com apenas seis anos, a bailarina, como gosta de ser chamada, surpreendeu a mãe que da plateia aplaudia muito a apresentação da filha. "Todos os dias ela quer que eu coloque vídeos da internet para que ela possa imitar e diz que um dia vai fazer igual as ginastas profissionais, isso me enche de orgulho", afirma Flávia.
Com a irmã de 1 ano e 9 meses, Uanela conta que a brincadeira preferida é ensinar a irmã os passos que aprende no projeto. "Eu gosto de ensinar ela igual minha professora faz comigo", afirma Uanela.
Além do Projeto Descobrindo Talentos, que tem o apoio da Cooperativa há mais de um ano, outros mais também são desenvolvidos na cidade tais como Proerd, Cooperjovem, Projeto Garrafa Pet e o Busão da Imaginação.