Por ser o primeiro colocado do campeonato da Fórmula Truck, o piloto da Equipe Copacol Truck Racing, Diogo Pachenki, está correndo com um restritor de 70 mm, que tira aproximadamente 140 cavalos de potência do seu caminhão.
Por esse motivo, o piloto chega a perder 20 km por hora nas retas, o que fez diminuir o seu desempenho nos treinos classificatórios de hoje no autódromo de Londrina, e por isso ele vai largar na 9ª posição.
"Amanhã esperamos recuperar essas posições e chegar na frente para fazer o máximo de pontuação possível mesmo com essas dificuldades, para mantermos a primeira posição", afirma Diogo.
A corrida será transmitida amanhã a partir das 13h, para todo o Brasil pela Band.
Uso dos restritores
A decisão pela modificação no regulamento técnico do uso dos restritores foi tomada em conjunto pelas equipes, pilotos e organização da Fórmula Truck na corrida de Campo Grande, Mato Grosso do Sul e colocada em prática pela primeira vez neste treinamento em Londrina.
Com essa definição, a partir de Londrina e até a penúltima corrida, marcada para dia 6 de novembro em Guaporé, Rio Grande do Sul, o líder na classificação geral (Diogo Pachenki) que usar o restritor de 70mm vai perder cerca de 140 cavalos de potência, o segundo colocado (72mm) deixa de usar 120 HP, o terceiro (74mm) cerca de 100 cavalos, o quarto, David Muffato, 76mm, em torno de 50 e o quinto colocado (Alex Fabiano) aproximadamente 30 HP.
Enquanto isso, os três Iveco ganham 50 cavalos. Caso os pilotos dos Iveco se posicionem entre os cinco, usarão normalmente os restritores previstos pelo regulamento. Todos os outros caminhões do grid mantêm a potência dos motores. A exemplo do ano passado, na decisão do título, dia 4 de dezembro em Curvelo, Minas Gerais, todos os pilotos estarão sem restritores, portanto, em igualdade de condições.
Fotos: Rodrigo Aguiar Ruiz