Portal O Novo Oeste - Deputado Micheletto afirma que Suspensão da vacinação é uma vitória
Portal O Novo Oeste
Alep
prefeitura Cafelândia 3
prefeitura Jesuítas
Cobb
Cresol
Cafelândia
Itaipu 2
Copacol Supermercados

Deputado Micheletto afirma que Suspensão da vacinação é uma vitória


16/10/2019

Deputado Micheletto afirma que Suspensão da vacinação é uma vitória

Durante esta semana, a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, veio ao Paraná assinar a Instrução Normativa que autoriza a suspensão da vacinação contra a febre aftosa no estado a partir de novembro.

O evento, ocorrido no Palácio Iguaçu, em Curitiba, contou com a participação do deputado estadual Marcel Micheletto (PL). Com a medida, a partir deste prazo, o rebanho de 9,2 milhões de bovinos e bubalinos do estado não será mais vacinado contra a febre aftosa.

De acordo com Micheletto, esse é um fato histórico para os produtores rurais do estado. “Com a suspensão da vacinação vamos atingir mercados que até então tínhamos sérias restrições devido a vacina, portanto abriu-se um leque de oportunidades extraordinário”, disse.

O Ministério fará o monitoramento do Paraná para avaliar a atuação dos postos de fiscalização nas divisas e, posteriormente, irá reconhecer nacionalmente o estado como área livre da febre aftosa sem vacinação. Essa etapa está dentro do objetivo brasileiro de ampliar gradualmente as áreas sem vacinação contra a doença no país, previsto no plano estratégico 2017-2026 do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA 2017/2026).

O estado está caminhando para finalizar, até o final do ano, as ações pendentes para se tornar área livre sem vacinação, com a contratação de médicos veterinários e técnicos para atuação na vigilância para a febre aftosa e a construção de um posto de fiscalização agropecuária, na divisa com São Paulo.

Por fim, seguindo os trâmites da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), em setembro de 2020, o Brasil vai pleitear o reconhecimento internacional do Paraná como área livre de aftosa sem vacinação, que deverá ser oficializado pela OIE, em maio de 2021.

Iguaçu seguros
Unimed Cascavel lugar da unica
Avesui
BioNova
Corbélia
Puppo
Bortolato
Domínio Construção e Reformas
Center
Consultec
Wolrdtec
Coopercaf
Juliano
Univel
Cobb 2
Frimesa
Unimed
mercado Oliveira
Unica antiga unimed
Papa léguas
Odontosan