A iniciativa estimula o voluntariado e a responsabilidade social entre os universitários
Para marcar o início do ano letivo, os estudantes da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) - Câmpus Toledo - se mobilizam em uma campanha em prol da arrecadação de leite integral para entidades assistenciais do município. A ação faz parte do Trote Solidário, que desde 2009 transformou a recepção aos calouros em uma oportunidade para a prática de boas ações.
Até o dia 17 de março, os estudantes – calouros e veteranos – participam de uma competição do bem. Além da arrecadação de leite integral, os universitários ainda realizam uma série de atividades nas entidades que irão receber as doações. As turmas que conseguirem mais donativos ganham troféus e prêmios.
“O mais importante é a recompensa que os estudantes têm em promover a solidariedade. Todos os anos, temos relatos emocionados dos acadêmicos, que falam sobre a experiência em ajudar o próximo e receber de volta um carinho, um abraço. E promover esse tipo de iniciativa também é responsabilidade da universidade, afinal construímos hoje o mundo que desejamos para amanhã”, explica Deise Parisi, da área de Identidade e Missão da PUCPR.
Em Toledo, cinco instituições serão beneficiadas pelo Trote Solidário: Aldeia Infantil Betesda, Ação Social São Vicente de Paulo, Casa de Maria, Unidade Social Jardim Copagro e Hospital Bom Jesus. As entidades atendem crianças e adolescentes no contraturno escolar oferecendo cursos, atividades lúdicas e esportivas, além de jovens e idosos em tratamento de saúde ou em situação de vulnerabilidade social.
O encerramento do Trote Solidário 2020 acontece no dia 18 de março no auditório da PUCPR Câmpus Toledo com a celebração de uma missão pelo Padre Hélio Bamberg e a premiação da equipe vencedora.