"É um orgulho saber que tem uma Cooperativa que se preocupa com a educação, realizando este congresso para 11 municípios da região, porque investir na formação do professor é o melhor caminho para melhoria da qualidade da educação e assim, a Copacol faz a diferença na sua área de atuação beneficiando milhares de pessoas”, afirma a coordenadora pedagógica do primeiro Congresso Educacional promovido pela Cooperativa, Regina Shudo.
Realizado hoje dia 13, na Aercol de Cafelândia, participaram 1.300 professores de 11 municípios da região, de um dia de imersão na área educacional com a participação de palestrantes renomados.
Segundo o presidente da Cooperativa Valter Pitol que realizou a abertura do Congresso, o evento faz parte do Planejamento Estratégico RG Copacol, que tem entre seus objetivos na área social, o incentivo à educação, ao esporte e à cultura com a participação de mais de 35 mil crianças e adolescentes e a capacitação de mais de mil professores ao ano.
“Através de eventos como estes é possível difundir o sistema cooperativista nas futuras gerações, ensinar que o alicerce do cooperativismo não é apenas trabalhar em equipe, mas sim a inserção da cultura em poder ajudar ao próximo, em conjunto é possível fortalecer cada dia mais, a integração, a dedicação e o trabalho de todos em busca de um futuro melhor para as pessoas”, ressalta Pitol.
Palestras
A primeira palestra foi realizada pelo médico neurologista e professor, Nino Paixão, com o tema Ensinando e Aprendendo com Prazer: a Neurociência entra em Ação.
“A felicidade e os aspectos emocionais influenciam na aprendizagem, por isso, é importante que tenhamos noite de sono de qualidade, bom humor, alimentação saudável e praticar esportes para termos uma vida melhor e assim, fazer a diferença na vida das pessoas”, deixa o recado o professor Nino.
Na sequência a segunda palestra foi com Sebastião Oliveira, de Montes Claros Minas, que contou a sua história de superação, após nascer sem os dois braços.
“Há 40 anos a minha mãe batalhou muito para eu entrar na escola, porque não me deixavam estudar por não ter a inclusão que temos hoje, mesmo assim conseguimos superar todas as dificuldades e hoje sou formando em direito, sou professor universitário e já passei em vários concursos. Desta forma, deixo um recado para os professores que todos os dias temos que fomentar sonhos nossos alunos, para superar as dificuldades porque só a educação pode transforma a nossa sociedade”, saliente Sebastião.
Para encerrar o evento a última palestra do dia foi com Cleber Fabiano, um dos maiores contadores de histórias da América do Sul, com o tema Por uma Questão de Educação: O Direito a Leitura.
“Procurei repassar para os professores a importância do fomento da literatura e da leitura nas escolas, principalmente com o projeto Busão da Imaginação que a Cooperativa já trabalha há vários anos na região, fazendo a diferença na qualidade do ensino para diversas crianças”, finaliza Cleber Fabiano.