Na manhã de hoje, o Sicoob Médio Oeste, alinhado ao 5º princípio cooperativista (educação, formação e informação), vem realizando, por intermédio do Instituto Sicoob, um projeto social de educação financeira para crianças entre 8 à 10 anos na plataforma digital. O objetivo é mostrar a importância de poupar, ter metas e sonhos para alcançar o objetivo final.
A ação desenvolvida nas escolas em parceria com a Secretaria de Educação do Município de Cafelândia, é realizada com o apoio dos livros “Miguel, Aninha e Dedé ganharam um dinheirinho” e “Caio achou uma moedinha”, editado pelo Sicoob. Estes são os primeiros livros da Coleção Financinhas, uma iniciativa que pretende incentivar jovens e crianças a conhecerem o universo das finanças de forma simples e divertida.
De acordo com a secretária de Educação do município, Rosane Pitol, é importante para as crianças aprenderem a poupar desde cedo, por meio da comparação entre desejo e necessidade, como evitar o consumo compulsivo, a importância do orçamento e o conceito de que nem sempre o produto mais barato é a melhor opção.