O projeto de E-Learning desenvolvido pelo setor de Gestão de Pessoas da Unimed Cascavel foi indicado em novembro de 2020 como exemplo de sucesso pelo Sescoop/PR (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo). A entidade evidenciou os casos que servem de referência para a formação cooperativista e incluiu a iniciativa que a singular colocou em prática para enriquecer o programa de Gestão por Competências. “Seguimos uma diretriz da Unimed do Brasil. Aderimos porque muitas decisões relativas à gestão de pessoas são pautadas na Gestão por Competências. Este modelo traduz muito o Jeito de Cuidar Unimed e também a questão do protagonismo de carreira", comentou a coordenadora Rozinha Campos Filha.
Gestão por Competências - O programa da Unimed Cascavel foi implantado em 2016, definindo cinco áreas para nortear o desenvolvimento dos colaboradores.
Atuação sistêmica: Atuar a partir da compreensão do funcionamento das áreas da cooperativa, do Sistema Unimed e do mercado/setor da organização. Inclui a compreensão de seu papel no todo e consequentes impactos.
Foco no cliente: Estabelecer relacionamentos de proximidade, empatia e confiança com os clientes para entender e atender as demandas com qualidade e garantir sua satisfação. Inclui a análise e priorização de atendimentos para assegurar o cumprimento dos prazos acordados.
Foco no resultado: Apresentar comprometimento no alcance de objetivos e metas com eficiência e qualidade. Inclui o planejamento e monitoramento de recursos e prazos.
Intercooperação: Estabelecer e manter relacionamentos e parcerias e trabalhar de forma integrada e cooperativa, com foco na manutenção de clima organizacional agradável.
Melhoria contínua: Identificar problemas e oportunidades e propor soluções e encaminhamentos adequados e inovadores, utilizando novas formas de pensar e agir.
E-Learning - Implantado no fim de 2019, o modelo de ensino à distância representou a modernização do processo de treinamento dos colaboradores da Unimed Cascavel. "Logo em seguida, em março de 2020, a gente se deparou com o cenário de pandemia. Porém, visualizamos ali uma oportunidade de priorizar o projeto que já estava em andamento e acelerar a sua conclusão", explica Rozinha. "Lançamos o projeto em maio. O Sescoop/PR nos ajudou muito para que a gente pudesse se adaptar e fazer diferente. Desta forma, foi possível realizar uma boa parte do planejamento por meio da plataforma EAD. E isso é algo que não tem volta. No futuro, provavelmente vamos mesclar os dois modelos, ou seja, EAD e presencial", completou.
Por que implantar - A implantação do E-Learning foi proposta diante de dificuldades como:
• Morosidade no processo de integração presencial
• Perda de conhecimentos críticos para o negócio
• Dificuldade de participação em treinamentos presenciais (dentro ou fora do expediente)
• Necessidade de padronização de treinamentos obrigatórios
• Inexistência de uma plataforma on-line customizada
• Cenário de pandemia e limitações
Linha do Tempo - Linha do tempo da Plataforma Educacional Unimed Cascavel – Peuc
15 de maio
• Lançamento aos cooperados e diretores
• Programa de integração de novos cooperados
• Vídeo-aulas e materiais de leitura complementar
• Participação de 41 novos cooperados
• Check-in, Avaliação de Reação e Certificados
18 de maio
• Lançamento a todos os colaboradores e gestores
• Cursos de integração com sete módulos
• Vídeo-aulas e Avaliação de Aprendizagem
• Participação de 73 novos e atuais colaboradores
• Check-in, Avaliação de Reação, Avaliação de Eficácia (aprendizado) e Certificados
18 de junho
• Primeira live via Sescoop
• Palestra com professor Adeildo Nascimento
• Transmissão ao vivo (via Microsoft Teams), condicionado ao envio do check-in.
• Participação de 52 colaboradores e gestores
• Check-in, Avaliação de Reação, Gravação e Certificados
Vantagens - Autonomia e controle, aprendizagem móvel e flexível, praticidade, padronização e monitoramento. O resultado dos primeiros seis meses incluem:
• 25 vídeo-aulas
• Semana S e Sipat
• Dez lives
• 60 participantes por lives
• 300 acessos na plataforma
• Redução média de dez horas no processo de integração
Exemplo - “Neste ano, por causa da pandemia, o encontro de agentes foi feito de forma on-line. Neste cenário, nós chegamos à ideia de mostrar as Unimeds que se sobressaíram de alguma forma. Levamos a iniciativa da Unimed Cascavel para a coordenação e o pessoal disse ‘seria legal se todas as cooperativas tivessem uma plataforma parecida com essa’. Não tivemos dúvidas de que esse seria um ponto de atenção, ou seja, uma forma de estimular as outras cooperativas e fortalecer boas práticas para que elas também possam colocar em prática. Certamente essa exposição trará bons frutos, visto que outras cooperativas já nos perguntaram como funciona a plataforma da Unimed Cascavel, que é um bom exemplo a ser seguido”, finaliza Henrique Xavier, analista de Desenvolvimento Humano do Sescoop/PR. (Imprensa Unimed Cascavel)